O LEO Clube Porto Alegre Floresta, fundado em 11/05/2006, tem o objetivo de realizar atividades que promovam o bem-estar, a saúde, a educação e a vida daqueles que tem pouco, ou quase nada. Formado por jovens de 18 a 30 anos, está aberto à participação de todos aqueles que estão inconformados com a realidade do mundo e estão dispostos à mudá-la. Junte-se a nós!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

28 de agosto - Dia Nacional do Leoísmo


O LEO Clube no Brasil - Como tudo começou!
A história do Movimento LEO no Brasil começou em Maceió/AL, em 1969. O CL Paulo José Santos Lima, secretário do LIONS Clube de Maceió-Lagoa, recebeu a notícia do Programa para jovens de LIONS Internacional e divulgando-a entre seus companheiros. Surge então o primeiro LEO Clube do Brasil, o LEO Clube de Maceió-Lagoa, AL, fundado em 28 de agosto de 1969. Pouco depois, em 6 de dezembro de 1969, surge o segundo LEO Clube em Arapicara, AL, também no então Distrito L-14.
A partir daí o Movimento LEO clubes foi se expandindo, principalmente na década de 70. Em 1980 já existiam 186 clubes, em 1985 já eram 233 clubes, em 1990 eram 301 clubes. E na medida em que seis ou mais LEO Clubes eram fundados em cada Distrito Leonístico, os Distritos LEO iam sendo constituídos, sendo que o primeiro Distrito LEO a ser fundado foi o L-15, no Ceará, em 4 de fevereiro de 1972 e o segundo foi o L-20, em Minas Gerais, em maio de 1974.
Face ao crescimento do LEOísmo no Brasil (já existiam 200 clubes e 8 Distritos LEO constituídos), viu-se a necessidade de uma estruturação nacional com o objetivo de coordenar e administrar os LEO Clubes existentes.
O Distrito Múltiplo L LEO Brasil começou a nascer em 1981 quando então aconteceu o primeiro encontro em nível nacional dos LEO Clubes brasileiros, realizado nos dias 17, 18 e 19 de julho em Belo Horizonte, MG.
Este evento, devido a sua grandiosidade, foi considerando a 1ª Conferência Nacional de LEO Clubes, mesmo que o Distrito Múltiplo ainda não existisse oficialmente. A conferência reuniu centenas de associados LEO e inúmeros leões, entre eles o CL Augustin Soliva (então Diretor Internacional) que proferiu uma palestra aos participantes.
No evento, o C.LEO Geraldo Arruda Torres, do LEO Clube de Campinas, SP, foi escolhido “Coordenador Geral do Distrito Múltiplo”, com a tarefa de montar a estrutura organizacional para o funcionamento do Distrito Múltiplo.
Para redigir o primeiro regulamento do Distrito Múltiplo, foi nomeada uma comissão composta, entre outros, pelos CC.LEO Geraldo Arruda Torres e Valter Mesa, ambos do LEO Clube de Campinas, Luis Alberto Schuck, do LEO Clube de Estrela, RS, e o CL Alvino Edgar Heurich, do LIONS Clube de São Leopoldo-Centro.
A comissão se reuniu durante uma semana, entre fevereiro e março de 1982, nas cidades de Estrela e Lajeado, RS, para redigir o regulamento, o qual foi aprovado na 2ª Conferência Nacional realizada em Campinas, SP, em julho de 1982. No evento foi oficialmente eleito, por aclamação, o primeiro Presidente do Distrito Múltiplo, o C.LEO Luis Alberto Schuck.
A primeira denominação do Distrito Múltiplo foi “Distrito Múltiplo L LEO Castor”, sendo que o nome “Castor” era uma homenagem ao fundador dos Clubes de Castores no Brasil, CL José Gilberto Ribeiro Ratto. Em 1987 foi suprimida a palavra “castor” e a denominação passou a ser “Distrito Múltiplo L LEO Brasil”.
O movimento LEO foi crescendo, a estrutura administrativa do Distrito Múltiplo foi se tornando cada vez maior e mais complexa e a Conferência Nacional tornou-se o evento mais esperado do ano para os CC.LEO de do Brasil.
Com o redistritamento, em maio de 1998, na 45ª Convenção Nacional do LIONS, em Belo Horizonte, MG, foi aprovada a divisão do Distrito Múltiplo L em 4 Distritos Múltiplos, de acordo com as regiões geográficas brasileiras: L A (todo o Norte e Nordeste do Brasil, exceto o Estado de Tocantins); L B (todo o Centro-oeste, excluindo-se uma pequena parte do sudeste do Mato Grosso do Sul; o Sudoeste de São Paulo; o Noroeste de Minas Gerais e Triângulo Mineiro); L C (Região Sudeste e Noroeste do Mato Grosso do Sul) e L D (todo o Sul do Brasil).

Um comentário:

Unknown disse...

Queridos companheiros LEO,gostaria de parabenizá-los pela página,excelente: Adorei como foi colocado o inicío do movimento LEO no Brasil. Tive a felicidade de participar do inicío do Dist. Múltiplo L Brasil. Estarei sempre visitanto esta página. Forte abraço à todos deste movimento. Marcos Ernesto Bezerra - Pres. Dist. Múltiplo 84/85. LEO CLUB DE ARAPIRACA-AL.